sexta-feira, 9 de maio de 2014

Feira Medieval em Avis


De 9 a 11 de Maio, o Centro Histórico de Avis vai ser palco de mais uma edição da Feira Medieval que recria o período de fundação da vila. Trata-se de uma iniciativa do Município de Avis que conta com a colaboração da companhia de teatro Viv’Arte e o apoio da Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT e das associações, colectividades e produtores locais.

Durante três dias, os visitantes são convidados a entrar numa verdadeira viagem no tempo até ao período medieval, onde centenas de figurantes dão vida a personagens do clero, da nobreza e do povo, que se cruzam no ambiente de um mercado da Idade Média. Além do artesanato, os visitantes têm oportunidade de degustar os sabores inspirados nos produtos e tradições ancestrais, dançar ao ritmo das sonoridades de outras tempos e sentir-se parte da História, ao vivenciar a recriação de episódios que marcaram a construção da nacionalidade.

O programa da Feira Medieval é marcado pela presença assídua de música, danças,lutas e brincadeiras dos saltimbancos, a que se juntam os espectáculos de malabares de fogo, tiro ao arco, torneio a cavalo e diversas teatralizações,que prometem levar os visitantes às vivências de outras eras.

Este evento conta com a presença de alguns produtores locais que dão a conhecer ao público os produtos de excelência do Concelho, que advêm da conjugação da riqueza natural do mesmo com os saberes herdados ao longo das gerações, entre os quais se destacam os vinhos, os azeites, as compotas e os licores.

A Feira Medieval de Avis distingue-se dos eventos congéneres pela unicidade e riqueza do espaço arquitectónico em que decorre e pelo rigor histórico das recriações associadas à História de Portugal e à História da Ordem de Avis em particular, em que a figura de D. João I, Mestre de Avis, ocupa lugar de destaque. Ano após ano procura recriar episódios históricos, com base no legado documental, que decorreram neste território durante a Idade Média e que ficaram inscritos na História do nosso País.

Para garantir o acesso de todos a uma verdadeira aula História viva, as entradas são gratuitas.

Sem comentários: