segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Participação nas cerimónias do 1º de Dezembro - Grupo dos Amigos de Olivença

 


No próximo 1.º de Dezembro comemoram-se 381 anos da Restauração da Independência. Em 1640, Olivença, recebendo com júbilo a notícia da Restauração, foi das primeiras povoações a aclamar D. João IV como seu legítimo soberano, saudando a liberdade conquistada, logo no dia 5 de Dezembro. De novo e como sempre, os oliventinos fizeram respeitar a divisa que lhe fora outorgada pelos Reis de Portugal:
NOBRE, LEAL E NOTÁVEL VILA DE OLIVENÇA.
O Grupo dos Amigos de Olivença, denunciando em todas as circunstâncias a ocupação estrangeira daquela parcela do território nacional, participará, como sempre, nas comemorações nacionais do Dia da Restauração. O 1.º de Dezembro, marco decisivo em quase nove séculos de história, exige de todos a capacidade de interpretar e conduzir o nosso presente, criando e defendendo as condições de afirmação constante e permanente da identidade e independência de Portugal.
Assim como os oliventinos não esquecem Portugal, também Portugal não esquece e não pode esquecer Olivença. A ocupação de Olivença por Espanha, em violação da História, da Cultura, da Moral e do Direito, permanece como ofensa indigna e actual que exige de todos os portugueses e, em particular, dos órgãos de soberania e dos responsáveis políticos, uma actuação mais decidida na sustentação dos interesses e direitos nacionais.
Apelando à participação cívica de todos os portugueses na exigência da retrocessão do território oliventino, o Grupo dos Amigos de Olivença, convida todos os seus associados e apoiantes a integrarem a comitiva desta Associação que se concentrará, no dia 1.º de Dezembro, às 9:30 horas, em frente à Casa do Alentejo, na Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa, dali saindo para comparecer nas cerimónias públicas que terão lugar às 10:00 horas, na Praça dos Restauradores.
Apelamos à participação de todos!
Levantando as nossas bandeiras, faremos saber que:
OLIVENÇA É TERRA PORTUGUESA!


Sem comentários: