quinta-feira, 23 de junho de 2022

Canto Gregoriano na Igreja da Rainha Santa Isabel, em Coimbra - 26 de Junho pelas 21h00

 


Exm.ºs Senhores!

 

No próximo Domingo, dia 26 de Junho, a partir das 21h00, realiza-se mais um recital do Programa Cultural das festas em louvor de Santa Isabel de Portugal, organizadas em 2022 pela Confraria da Rainha Santa Isabel.

 

Será um concerto religioso, "Laudes et Preces", pelo coro masculino Capela Gregoriana Psalterium, com a participação do coro feminino Vox Aetherea, sob a direcção do Doutor Alberto Medina de Seiça, coros que se têm dedicado a cultivar e a divulgar o canto gregoriano.

 

Canto Gregoriano é o canto litúrgico próprio da Igreja Católica, que é conhecido e apreciado por muitas pessoas, mas também pouco conhecido, ou até desconhecido, de muitas mais.

É um canto monódico executado por um coro em uníssono com eventuais trechos em solo e executado sem acompanhamento de instrumentos, daí o termo a capella”.

No seu ambiente próprio, na Igreja da Rainha Santa Isabel, em Coimbra, todos os presentes poderão conhecer melhor, apreciar e contemplar o canto gregoriano por coros da cidade de Santa Isabel de Portugal.

Neste dia 26 de Junho de 2022, a Confraria da Rainha Santa Isabel comemora também com este recital o 326.º aniversário da Dedicação (Sagração) da Igreja da Rainha Santa Isabel, ocorrida em 1696, pedindo a todos que se associem a esta efeméride.

Tendo presente todos os condicionalismos indicados nas orientações da Conferência Episcopal Portuguesa e das autoridades de saúde, de modo a preparar o melhor acolhimento de todos, informa-se ainda que a entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até às 13h00 de Sábado, dia 25 de Junho, pelos telefones 239441674 / 918048310, ou para o e-mail <secretario@rainhasantaisabel.org>


Com os melhores cumprimentos,

Joaquim Costa e Nora

(presidente da Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel)

Sem comentários: