terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Rota dos Presépios e Natividades no MNAA



No próximo dia 15 de Dezembro, pelas 10:30, a Real Associação de Lisboa vai realizar mais um Roteiro Real, desta vez uma evocação do Natal, com uma visita ao Museu Nacional de Arte Antiga para uma “Rota dos Presépios e Natividades”.

O MNAA, inaugurado em 1884 pelo Rei Dom Luís como Museu Real de Belas Artes e Arqueologia, acolhe as antigas colecções reais e património religioso proveniente dos conventos e mosteiros extintos em 1834, para além de um sem número de obras doadas por vários particulares ou compradas por subscrição pública como a famosa obra de Domingos Sequeira «A Adoração dos Reis Magos».

Neste vasto espólio, que é Tesouro Nacional, encontramos uma interessante e rica colecção de presépios e pinturas sobre a Natividade de Jesus Cristo, que nos permite compreender melhor o fervor devocional português ao longo dos séculos e a riqueza da nossa produção artística.

O Natal, centro das festividades do calendário litúrgico e familiar português, é assim objecto da nossa próxima visita guiada, que nos vai ajudar a preparar o espirito desta época.

Esta visita, guiada pelo nosso associado Joel Moedas Miguel, tem lugares limitados* e um custo de 15,00 eur por pessoa. O ponto de encontro será em frente à porta principal do Museu.

Para mais esclarecimentos e inscrições, contacte-nos através do endereço secretariado@reallisboa.pt, pelo telefone 21 342 81 15 ou presencialmente na nossa sede nos horários habituais.

* No caso de ser atingida a lotação da visita, é dada prioridade aos associados da Real Associação de Lisboa.

Sem comentários: