sexta-feira, 20 de março de 2020

S.A.R., o Senhor Dom Duarte de Bragança, profere Conferência na Casa de Portugal de São Paulo

No dia 10 de Março de 2020, S.A.R., o Senhor Duque de Bragança, proferiu uma conferência na Casa de Portugal de São Paulo, perante os associados e numerosos convidados.
A sua apresentação foi feita pelo Dr. Durval de Noronha Goyos, a qual aqui se publica.






A conferência do Senhor Dom Duarte tratou das origens da Língua Portuguesa, da sua importância actual e das suas perspectivas futuras. Abordou, em particular, a situação de risco de enfraquecimento em certos países devido à falta do seu ensino e difusão televisiva.

De seguida a Direcção da Casa de Portugal condecorou o Senhor Dom Duarte com a Medalha de Honra ao Mérito do Infante Dom Henrique, a Comenda da Casa de Portugal. Curiosamente esta condecoração é muito mais antiga do que a equivalente instituída pelo Governo Português.
Durante a sua estadia no Brasil, acompanhada pela sua filha, a Infanta Dona Maria Francisca, visitou a mata amazónica na região do rio Negro.
No recife foi convidado para um jantar pelo Secretário de Estado da Cultura, Gilberto de Mello Freyre Neto, onde esteve com sua mãe, Cristina Suassuna, e outros membros desta família de conhecidos escritores, como Gilberto Freyre e Adriano Suassuna. Antes da morte destas ilustres personalidades, o Senhor Dom Duarte costumava visita-los quando vinha ao Brasil.
Devido às possíveis perturbações e no tráfico aéreo de Portugal, o regresso foi antecipado, impossibilitando uma visita do Senhor Dom Duarte ao Rio de Janeiro.

Fonte: Casa Real Portuguesa

Sem comentários: