Era uma vez um jovem que adorava História de Portugal. E não só gostava da História de Portugal como também se dizia favorável a uma Monarquia. O problema é que ele não sabia como defendê-la, contudo, admirava o período de Dom João V, Dom José, Dona Maria I e até Dom Miguel I e baseando-se neste período que mais gostava, começou a fazer a sua campanha monárquica junto dos colegas de escola, professores, amigos, conhecidos e familiares.
Todos lhe deram a mesma resposta:
- Uma Monarquia assim, como foi, não queremos!
- Uma Monarquia assim, é um retrocesso civilizacional!
- Uma Monarquia assim, não se enquadra minimamente no pensamento de Dom Duarte de Bragança, que sempre tem defendido uma Monarquia Democrática!
O jovem, apercebeu-se que não podia defender a Monarquia que tanto sonhava, que tinha que adaptar o seu amor pela História e pela sua Pátria, aos Ideais Democráticos, que vigoram nas Monarquias Europeias e noutras Monarquias a nível mundial de regimes democráticos.
Começou a estudar esses regimes políticos e doutrinou-se convenientemente.
Passados uns tempos, voltou a falar com os colegas da escola, os amigos, os familiares, e começou a trocar impressões com eles, e alguns que na altura se diziam republicanos, começaram a gostar da ideia de um Chefe de Estado independente dos partidos, que fosse a reserva moral das Instituições Democráticas, e passaram a apoiar o jovem.
Moral da história:
- Nunca se deve defender a Monarquia que tanto se sonha, sobretudo se for um retrocesso. Tenho dito e repito: nunca, mas mesmo nunca Portugal deverá restaurar a Monarquia do passado, seja ela Tradicionalista/Absolutista, seja a da Carta Constitucional. Esse tempo acabou!
- Mas sim, devemos Restaurar Portugal, com uma Nova Monarquia, indo buscar a IV Dinastia, a de Bragança e seu Legítimo Sucessor, o Senhor Dom Duarte!
- Defender um regime anti-democrático, é a derrota do Ideal Monárquico em Portugal e eu não vou permitir que tal aconteça e apelo ao bom senso dos Monárquicos para serem responsáveis no que afirmam e defendem, seja onde for. Dar o ar de “retrógrados”, perderemos todas as batalhas nesta guerra que não podemos, de forma alguma, nos darmos ao luxo de perder!
Cito uma frase do Senhor Dom Duarte: “É Democrática ou não pode ser Monarquia.”
David Garcia
Fonte: Real Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário