segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Como Portugal pôs fim às aspirações francesas no Brasil

A imagem pode conter: ar livre


No século dezasseis, graves recontros com a armada francesa ocuparam os portugueses nos mares do Brasil. Lançaram-se tarde no Atlântico sul os navios de Francisco I, quando as frotas lusitanas se haviam já assenhoreado daquelas águas. O desejo de estabelecer uma colónia ultramarina da França naquele Novo Mundo repartido entre os reinos Ibéricos prevaleceu, porém, no reinado de Henrique II, durante um breve período. Na Baía da Guanabara, os homens de Villegagnon instalaram uma fortificação que deveria marcar o início da França Antártica.

Mas não muito poderia durar sem oposição a almejada colónia francesa no Brasil. Naquela época, sob o mando do rei Dom João III, já os portugueses desenvolviam uma política de desbravamento e ocupação territorial do continente. O terceiro governador do Brasil, Mem de Sá, desferiu em 1560 o primeiro dos ataques que poria fim ao projecto colonial francês na região, tendo os vencedores estabelecido uma povoação junto ao Pão de Açúcar. A expulsão definitiva dos franceses ocorreria em 1565.

Essencial para a vitória foi o apoio das populações indígenas, que alinharam decisivamente ao lado das forças portuguesas. Na sequência do triunfo definitivo, seriam postos naquela praia os fundamentos da cidade do Rio de Janeiro.

Hugo Dantas

Sem comentários: