terça-feira, 18 de setembro de 2018

Em Setembro de 1276, Portugal ganhava o seu primeiro e único Papa

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Nascido Pedro Julião Rebolo, o futuro Papa João XXI era lisboeta e filho de Julião Pais Rebolo, médico de profissão. Iniciou estudos na escola existente então na Sé-Catedral de Lisboa. Dali seguiu para a Universidade de Paris, ou de Montepellier, ou terá a São Alberto Magno por mestre e a São Tomás de Aquino por colega. Em 1246, foi escolhido para a catédra de medicina na Universidade de Siena. As suas Summulæ Logicales, importante tratado de medicina, fizeram fama e escola pela Europa, tendo sido traduzidas para grego e hebraico e motivado grande número de edições em toda a Europa. Outro seu trabalho de relevo foi De Oculo, obra de oftalmologia com grande popularidade no continente. Nela encontraria, séculos mais tarde, cura para uma aflição o florentino Miguel Ângelo.

Terá regressado Pedro a Lisboa por volta de 1260. Em Portugal, fez carreira fulminante: eleito decano da Sé de Lisboa, foi depois tesoureiro-mor da Sé do Porto e Dom Prior da Colegiada Real de Santa Maria de Guimarães. Em 1273, por morte do anterior Arcebispo de Braga, é Pedro Julião, conhecido na Europa como Pedro Hispano, quem lhe sucede. Sucede-lhe, mas não por longo tempo. Consta que o Papa Gregório, conhecendo a fama do religioso português como médico, o queria ao serviço da Santa Sé. Um ano apenas sobre a nomeação como Arcebispo de Braga, já Pedro Hispano se convertia em Cardeal de Frascati.

Pedro Hispano foi eleito Papa em 1276, ano de grande instabilidade na Igreja. Antes de si, dois bispos tinham tomado o anel do Pescador, e nenhum por mais que breves meses. Pedro foi, pois, o quarto Papa do ano. Também este seria, todavia, um pontificado efémero. Sentindo-se agastado pelos anos e pela enfermidade, o agora Papa João XXI retirou-se par Viterbo, onde se dera o conclave da sua eleição, e lá morreu. Não de doença, mas em estranho acidente: enquanto o Papa dormia, terão colapsado as paredes do seu quarto. Noutra descrição, João XXI teria sido vitimado pelo mesmo desastre, mas enquanto estudava no seu gabinete. Oito meses foi tudo, pois, o que os portugueses puderem dar à sé de Pedro. Oito meses de boa memória, todavia: a fecunda inteligência deste Papa que foi matemático, médico e cientista não foi esquecida. Na sua Divina Comédia, Dante senta Hispano no paraíso.

O único português a ter ascendido à liderança da Igreja universal foi sepultado na catedral de Viterbo, não tendo nunca regressado à pátria.

RPB

Sem comentários: