segunda-feira, 23 de maio de 2022

Celebração do 397.º Aniversário da Canonização da Rainha Santa Isabel

 


No próximo dia 25 do corrente mês de Maio (a próxima 4.ª feira) assinala-se o 397.º aniversário da Canonização de Santa Isabel, Infanta de Aragão, Rainha de Portugal e Padroeira da cidade de Coimbra.

De facto, foi no dia 25 de Maio de 1625 - 13 anos depois da abertura do túmulo de pedra e do sequente exame das relíquias determinados pelo bispo D. Afonso de Castelo Branco - que o Papa Urbano VIII, em cerimónia solene ocorrida em Roma, decreta a Canonização daquela que o povo sempre considerou Santa.

“A notícia da Canonização é recebida em Coimbra com grandiosas manifestações públicas e privadas, promovidas pelo Bispo D. João Manuel, pelo Cabido, pelas Ordens religiosas, numa entusiástica demonstração de vitalidade da devoção que todos consagravam à nova Santa, como bem se patenteia na Relação que dessas festas se publicou em Coimbra, logo no ano seguinte. Além deste volume merece referência especial a intervenção da Universidade, como se pode ver pelo volume Sanctissimae Reginae Elisabethae Poeticum Certamen, publicado em 1626, por iniciativa do Reitor D. Francisco de Brito Meneses”.

Ainda em consequência da Canonização da Rainha Santa Isabel e restabelecida a independência em Portugal, Dom João IV iria patrocinar a construção de um novo Mosteiro para acolher as religiosas Clarissas, fiéis depositárias dos despojos sagrados da Rainha Santa Isabel, encarregando o Reitor da Universidade, Dom Manuel de Saldanha, de lançar a primeira pedra do novo Convento de Santa Clara no Monte de Nossa Senhora da Esperança, acontecimento que viria a ocorrer em 3 de Julho de 1649.

 

Para comemorar este aniversário tão significativo da devoção à que viria a ser proclamada Padroeira da cidade de Coimbra, a Confraria da Rainha Santa Isabel e a Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel mandam celebrar às 18h00 deste dia 25 de Maio, na Igreja da Rainha Santa Isabel, Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal, celebração aberta ao público.

Pelas 21h30 do mesmo dia 25, próxima 4.ª feira, no coro alto da Igreja da Rainha Santa Isabel será realizado um concerto mariano “Glória da Nossa Terra” cantado pelo coro de Santo Agostinho, da Igreja de Santa Cruz de Coimbra, sob a direcção de Bruno Costa.

Dado a limitação de lugares, a entrada para este concerto está sujeita a prévia inscrição, ou no Recordatório da Confraria da Rainha Santa Isabel, ou através dos telefones 239441674 ou 918048310, ou ainda por mensagem para o e-mail <secretario@rainhasantaisabel.org>.

  

A Confraria da Rainha Santa Isabel e a Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel contam com a participação atenta de todos!

Com os melhores cumprimentos,

Pela Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel e

Pela Direcção da Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel,

Joaquim Leandro Costa e Nora

Sem comentários: