terça-feira, 3 de agosto de 2010

Portugal cumpre ciclos… de sonhos!

A sua SALVAÇÃO sempre se acreditou estar FORA das suas fronteiras, NUNCA DENTRO...

PARA QUANDO ACORDARMOS DESTE CICLO INFERNAL DE SONHOS E IRREALIDADES E COMEÇARMOS A FAZER A MUDANÇA POR DENTRO?

PARA QUANDO DARMOS RUMO A PORTUGAL ??!!

No século XVI é a epopeia das descobertas, mas gora-se o sonho asiático.

Em 1578 perdeu-se, precocemente, o sonho do Magreb com Alcácer Quibir.





No século XVIII, nem o açúcar, o ouro e os diamantes do Brasil ou Pombal, conseguiram adiar por algumas décadas o pesadelo da bancarrota.

No século XIX as invasões francesas, as lutas fratricidas entre absolutistas e liberais e a independência do Brasil (1822) depauperaram ainda mais o País que acredita, no período liberal, estar a sua salvação na transformação em quinta ao serviço da Inglaterra (vide Villaverde Cabral).
Mas esse também se revelou um sonho de curto prazo.

Luciano Cordeiro, da Geração Nova ou Coimbrã (1870) a qual irá assumir um papel político importante, propõe uma solução de recurso, mais uma vez exterior e mais um sonho - alienar as colónias para amortizar a dívida pública.

A ideia não tem seguimento perante uma nova perspectiva aberta pela Conferência de Berlim (1885/6), na qual potências europeias dividem entre si a África e onde Portugal apresenta o Mapa Cor-de-Rosa, sonho logo desfeito pelo Ultimato Britânico e retomado em força, a seguir à 2ª Guerra Mundial.


Em 1974/1975 parece fechar-se o ciclo dos sonhos com o fim do império e o duro despertar que trouxe a perda irreparável das colónias, dos seus grandes proventos a que se juntou o trauma do regresso de mais de um milhão de recentes “homelesses”.

Sonho desfeito urgia a sua substituição imediata por outro – em 1975, o produto interno bruto (PIB) diminui (-4,3%), as exportações e as importações decrescem (-14,1% e -22,7%, respectivamente).

Em 1977 é apresentado o pedido de adesão à Comunidade Económica Europeia. As negociações duram até à entrada em 1985, conduzidas por políticos impreparados. O sonho não augura nada de promissor. E o resultado é o que vivemos hoje.

Sonho gorado novo sonho se levanta - Portugal entregou, AGORA, na ONU o pedido de alargamento da sua plataforma continental …

Mas continuamos SEM mudar as práticas, as mentalidades… o FUTURO!

Isabel da Veiga Cabral

Sem comentários: