sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Escola Portuguesa de Arte Equestre comemora a Restauração da Independência de Portugal


Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) vai realizar, no próximo dia 30 de Novembro, pelas 21h30 no Picadeiro Henrique Calado (Calçada da Ajuda, Belém), uma gala especial de comemoração da Restauração da Independência de Portugal.
Denominada ‘Gala D. João IV’, a penúltima gala da EPAE em 2018 pretende assinalar, através da recriação da tradição equestre portuguesa, a Restauração da Independência de Portugal, golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de Dezembro de 1640 e que culminou com a aclamação de D. João IV como Rei de Portugal.
Neste espectáculo, com a duração de cerca de 1h30, os cavaleiros envergam traje de gala, do qual se destaca o tricórnio de feltro preto, casaca comprida de veludo bordeaux, com gola preta e galão dourado e preto e as polainas em couro pretas. Os cavalos, de raça Lusitana de Alter Real, apresentam-se entrançados com trança à portuguesa, de três pontas, e enfitados com fitas de seda, sela à portuguesa coberta de pele de anta ou camurça e desenvolvem exercícios característicos do período barroco, como os “ares altos” e os “jogos da corte”, torneios praticados entre os séculos XVIII e XIX, em ocasiões festivas.
Considerada Património Nacional, e uma das melhores do mundo, a Escola Portuguesa de Arte Equestre é a continuação do que foi a Academia Equestre criada pelo Rei D. João V no séc. XVIII, e os seus espetáculos são uma reconstituição de um dos passatempos favoritos da corte da época: a Equitação.
As actividades de preparação para a Gala podem ser acompanhadas no Páteo da Nora, também na Calçada da Ajuda em Lisboa, a partir das 20h30.
Os bilhetes para este espectáculo podem ser adquiridos nas bilheteiras da Parques de Sintra, na bilheteira da EPAE no Picadeiro Henrique Calado, ou online em parquesdesintra.pt e em blueticket.pt.

Sem comentários: