quarta-feira, 30 de setembro de 2020

“MANIFESTO SOBRE AS COMEMORAÇÕES DO 877 ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL”

 


PORTUGUESES
No próximo dia 5 de Outubro comemoram-se 877 anos de Independência de Portugal, firmada pelo Tratado de Zamora.
Diversas personalidades portuguesas e patriotas (advogados, médicos, arquitectos, escritores, gestores, empresários, embaixadores, militares, consultores, artistas, professores, funcionários públicos, empregados, jornalistas, técnicos administrativos) juntaram-se no Movimento Independência de Portugal para convocar os portugueses a celebrar este dia memorável na nossa História Pátria.
Apelamos para que o Povo português adira a esta iniciativa patriótica para a qual foram convidadas também as entidades oficiais e os partidos políticos sem distinção.
No actual contexto politico que vivemos, de profunda crise económica e social, mais relevante é afirmarmos o valor da Independência e o seu significado para o nosso futuro
As cerimónias decorrerão no Castelo de S. Jorge em Lisboa junto da estátua do nosso primeiro rei D. Afonso Henriques (dia 5 de Outubro às 11h00) e o programa incluirá diversos discursos, a deposição de uma coroa de flores de homenagem do povo português ao nosso Rei Fundador .
Esta cerimónia não tem qualquer financiamento público através dos nossos impostos, sendo as despesas inerentes cobertas totalmente por doações dos subscritores e aderentes.
Sem Independência não há Portugal. Reafirmar este principio nos conturbados dias de hoje é uma manifestação de vitalidade da nação portuguesa e uma base fundamental para construir o seu futuro.

PORTUGUESES
Vamos todos ao Castelo de S. Jorge agradecer ao nosso primeiro Rei a existência da nossa nação e da nossa Independência, hoje perdida para a mundialização.”
Movimento Independência de Portugal
A Comissão Organizadora
Gonçalo Sequeira Braga
Isabel Cruz de Almeida
Margarida Saavedra
René Cordeiro
Gastão da Cunha Ferreira

AS CONFERÊNCIAS DA INDEPENDÊNCIA
Em simultâneo com a celebração do 877 aniversário da Independência de Portugal , o Movimento Independência de Portugal está a promover um Ciclo de Conferências sobre as Revoluções Politicas e a Identidade Nacional .
O respectivo Programa é o seguinte:

AS CONFERÊNCIAS DA INDEPENDÊNCIA

As Revoluções Politicas e a Identidade Nacional.

Dia 17 SET 2020 - 18h00 - A Revolução republicana do 5 de Outubro de1910 (As Causas e as Obras) - Dr. Jaime Nogueira Pinto

Dia 24 SET 2020 - 18h00 - A Revolução do 28 de Maio de 1926 (As Causas e as Obras) - Prof. José Luis Andrade

Dia 1 OUT 2020 - 18h00 - A Revolução do 25 de Abril de 1974 (As Causas e as Obras) - Dr. Miguel Mattos Chaves

Dia 8 OUT 2020 - 18h00 - A Revolução Nacionalista e a ameaça mundialista ( As Causas e as Consequências ) – Dr. Gonçalo Sequeira Braga
Todas as Conferências serão em modo videoconferência havendo necessidade dos participantes se inscreverem previamente( sequeira.braga@gmail.com).

A Cerimónia da Comemoração do Dia da Independência de Portugal constará do seguinte :
3.1. Realizar-se-á pelas 11h00 do dia 5 OUT 2020 no Castelo de São Jorge junto da estátua D. Afonso Henriques
3.2. Recomenda-se que os participantes se comecem a concentrar a partir das 10H30 para se organizar a entrada gratuita no Castelo
3.3 . O evento consistirá no seguinte :
3.3.1. Deposição duma coroa de flores junto da estátua pelas seguintes pessoas : Gonçalo Sequeira Braga | Presidente da Comissão organizadora ; José Ribeiro e Castro | Presidente da SHIP e General Chito Rodrigues | Presidente da liga dos Combatentes
3.3.2. Leitura das mensagens de adesão e solidariedade com a comemoração enviadas por pessoas ou associações que não podem estar presentes .
3.3.3. Discurso por Gonçalo Sequeira Braga
3.3.4. Discurso por José Ribeiro e Castro
3.3.5. Discurso por General Chito Rodrigues
3.3.6. Hino nacional cantado pelos participantes
4. Solicitamos aos que desejam participar com a sua presença que informem a Comissão Organizadora para este email
Solicitamos que as pessoas ou as organizações que não podem estar presentes que enviem uma mensagem de adesão e solidariedade com a comemoração , mensagem essa que será lida no evento
5. Vamos mostrar que os Portugueses ainda dão valor à Independência de Portugal. Este é o desafio para a afirmação de Portugal. Este é um dia de festa para os Portugueses.

Com um abraço da Comissão Organizadora
Gonçalo Sequeira Braga
Isabel Cruz de Almeida
Margarida Saavedra
Gestão da Cunha ferreira
René Cordeiro


Sem comentários: