quinta-feira, 31 de março de 2022

Requiem for the Living, Dan Forrest, 2 de Abril de 2022 às 21h30 na Igreja da Rainha Santa Isabel, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Coimbra

 


Uma organização Associação Ecos do Passado – Coro Sinfónico Inês de Castro


SINOPSE


Requiem for the Living (Requiem pelos Vivos) é uma obra da atualidade, do reconhecido jovem compositor norte-americano Dan Forrest (nascido em 1978), que foi escrita apenas em 2013, mas que já é mundialmente conhecida e aplaudida pela crítica e pelo público. A escolha desta obra para um concerto do X Ciclo de Requiem – Coimbra 2022, Tributo ao Tempo Presente, prende-se justamente com a sua mensagem pacificadora e de esperança ao tempo presente. 
Num período de tensão e reflexão como o que vivemos, a interpretação desta obra Sacra no local sagrado e emblemático da cidade de Coimbra dedicado à Rainha Santa Isabel  (Rainha da Paz), mantém actual o apelo aos diferentes sentimentos da humanidade. Ao Introit - Kyrie estão associadas súplicas por descanso e misericórdia. O segundo cântico Vanitas Vanitatum evoca sensações de tumulto e sofrimento, facilmente percebido nos ritmos agressivos da música. De seguida, o Agnus Dei implora por salvamento e paz, uma melodia que oferece tranquilidade e plenitude. O Sanctus evidencia um sentimento de alegria e de louvor, conjugado com um ritmo frenético cheio de energia. O concerto termina com o cântico Lux Aeterna, entoado de forma gentil e expressiva, enfatizando luz e paz tanto para os mortos como para os vivos.

Nas palavras do próprio Dan Forrest, na sua essência, a sua obra respeita o sentido original de um Requiem - uma oração pelo descanso e a paz, tradicionalmente cantada em latim em homenagem aos que já faleceram. Porém, os cinco andamentos que a compõem e a sua invulgar ordem (que incluem 16 compassos cantados em inglês destinados a performances internacionais), constituem também uma narrativa pelos que vivem a sua  vida e lutas com a dor e a tristeza. 
A qualidade das obras de Dan Forrest é mundialmente reconhecida, tendo já recebido vários prémios e distinções, destacando-se o Ascap Morton Gould Young Composer’s Award. As suas obras Requiem for the Living (2013), Jubilate Deo (2016) e LUX: The Dawn From on High (2018) são o repertório coral e orquestral de eleição para os concertos um pouco por todo o mundo.
A interpretação de Requiem for the Living conta com um elenco de mais de 100 músicos que compõem o Coro Sinfónico Inês de Castro, o Coro Médico de Lisboa e a Orquestra Inês de Castro. Com Leonor Barbosa de Melo como solista, a Direção é do Maestro Artur Pinho Maria.


FICHA ARTÍSTICA

INTÉRPRETES:
Coro Sinfónico Inês de Castro
Coro Médico de Lisboa
Orquestra Inês de Castro
Leonor Barbosa de Melo (Soprano)
DIRECÇÃO: Maestro Artur Pinho Maria


Fonte: Confraria da Rainha Santa Isabel


Sem comentários: