domingo, 27 de março de 2022

25 de Março - Coroação de Nossa Senhora da Conceição - D. João IV proclamou Nossa Senhora da Conceição Rainha de Portugal

 

Nas cortes de Março de 1646, D. João IV proclamou Nossa Senhora da Conceição Rainha de Portugal e a verdadeira Soberana do país. Neste dia, no ano de 1646, o rei D. João IV proclamou Nossa Senhora da Conceição como Rainha e Padroeira de Portugal, entregando-lhe a coroa real. Depois deste dia, mais nenhum rei ou rainha da dinastia de Bragança voltou a ostentar a coroa real na cabeça. A única que pode ostentar a coroa de Portugal é Nossa Senhora da Conceição.

Desde então, Portugal dedicou a Nossa Senhora da Conceição a sua devoção. Foi, porém, após a restauração da independência, em 1640, que, ao tomar o trono de Portugal, D. João IV coroou a Nossa Senhora da Conceição com a sua própria coroa.

D. Nuno Álvares Pereira – que era devoto à Virgem Maria – mandou construir a Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, porque a Nossa Senhora correspondeu às suas preces nas batalhas de Atoleiros (1384), de Aljubarrota (1385) e de Valverde (1386) e encomendou uma imagem da Santa Imaculada a Inglaterra para colocar na igreja.


Sem comentários: