domingo, 23 de outubro de 2022

STABAT MATER, de G. PERGOLESI - Grandioso Concerto em Coimbra

 


O Coro Sinfónico e a Orquestra Inês de Castro da Associação Ecos do Passado, entidade organizadora do  X Ciclo de Requiem - Coimbra 2022, vêm apresentar o cartaz do concerto Stabat Mater, de Giovanni Battista Pergolesi,  a realizar em Coimbra no dia 29 de Outubro (sábado) às 21h30, na Igreja da Rainha Santa Isabel, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. 

Stabat Mater é a derradeira obra musical de Giovanni Battista Pergolesi em 1736 e tornou-se uma das suas obras mais célebres após a sua morte. Jean-Jacques Rousseau mostrou apreço pela obra, elogiando o movimento de abertura como "o dueto mais perfeito e comovente que saiu da pena de qualquer compositor".

Stabat Mater, do latim Estava a Mãe [do Salvador], é referenciado como um poema do séc. XIII, que, em forma de prece, expressa o sofrimento de Maria, Nossa Senhora, aos pés de Jesus, na Cruz. Stabat Mater será interpretado pela Orquestra Inês de Castro,  as solistas Leonor Barbosa de Melo (soprano) e Gisela  Sachse (mezzo soprano) e dirigido pelo Maestro Artur Pinho Maria. 

Com projecção da letra em latim e em português, este concerto será marcado por um enquadramento cénico que se propõe transportar o público para os sucessivos e arrebatadores cenários emocionais da obra Stabat Mater.  Este é um concerto evocativo da trasladação da Rainha Santa Isabel (1967), do Mosteiro de Santa Clara a Velha para o Mosteiro de Santa Clara a Nova, e será dedicado ao amor das mães em tempo de guerra.

Sem comentários: