Os presentes trazidos pelos Reis Magos ao menino Jesus foram:
- Ouro
- Incenso
- Mirra
Diz a tradição cristã ocidental que os nomes dos Reis Magos são:
- Belchior
- Baltasar
- Gaspar
O relato bíblico, no entanto, não revela os nomes dos Reis Magos, nem o seu número. A tradição começou a referir três Reis Magos por terem sido três os presentes oferecidos.
A história dos Reis Magos pode ser lida na Bíblia, no Evangelho de Mateus, no capítulo 2, versículos 1 a 12 (Mateus 2:1-12). Apesar de conhecidos tradicionalmente como "reis", a bíblia não os identifica como tal, mas como "homens sábios", ou outras traduções "magos", ou "mágicos".
Este é o relato do Evangelho de Mateus:
Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém
e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.
Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.
E eles responderam: "Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta:
‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ ".
Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exacto em que a estrela tinha aparecido.
Enviou-os a Belém e disse: "Vão informar-se com exactidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo".
Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.
Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.
E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.*
*Evangelho de Mateus 2:1-12, Bíblia, Nova Versão Internacional
No dia 6 de janeiro comemora-se o Dia de Reis.
A história do bolo-rei está carregada de simbologias e tradições, que remontam há dois mil anos atrás, aquando da visita dos Reis Magos a Jesus.
Representando os presentes oferecidos pelos Reis Magos, a côdea do bolo simboliza o ouro, os frutos secos e cristalizados simbolizam a mirra e o aroma do bolo, em forma de coroa, simboliza o incenso.
Lenda do Bolo-Rei
Segundo a lenda, o bolo-rei simboliza os Reis Magos, que, guiados pela Estrela de Belém, se dirigiram até ao local do nascimento de Jesus para o presentearem com ouro, incenso e mirra.Como Baltasar, Belchior e Gaspar não conseguiam chegar a acordo e disputavam entre si quem seria o primeiro a oferecer os presentes a Jesus, um padeiro sugeriu que fosse feito um bolo com uma fava no interior, sendo que o primeiro a oferecer o seu presente, seria aquele a quem calhasse a fatia com a fava. Na confecção do bolo, foram também utilizados os frutos secos oferecidos por pastores.
Fonte: Online24
Sem comentários:
Enviar um comentário