domingo, 17 de março de 2019

Roteiros Reais - Segredos do Museu Militar


No próximo dia 23 de Março, pelas 10:00, a Real Associação de Lisboa retoma a sua rubrica dos Roteiros Reais, desta vez para conhecer os segredos do Museu Militar, antigo Real Arsenal do Exército.

O Museu Militar foi criado em 1842 pelo Barão de Monte Pedral como Real Arsenal do Exército e oficialmente aberto ao público como Museu da Artilharia pela Rainha D. Maria II em 1851. A preocupação dos fundadores e do seu primeiro director, o General José Eduardo Castel Branco foi fazer deste antigo Real Arsenal um lugar de conservação do património militar e da memória da história bélica portuguesa, nas suas heróicas vitórias e honradas derrotas.

Nesta visita iremos conhecer o riquíssimo espólio do museu, da artilharia do Séc. XVI até à pinturas historicistas dos séculos XIX e XX, onde se destacam famosos quadros como o da aclamação de D. João IV,  e também alguns segredos como o da Sala dos Gessos, onde se encontra guardado o molde da estátua equestre de D. José I.

Esta visita, guiada pelo nosso associado Joel Moedas Miguel, tem lugares limitados* e um custo de 15,00 eur por pessoa. O ponto de encontro será em frente Panteão Nacional.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Sendo dia de Feira da Ladra aconselhamos o uso de transporte público visto ser quase impossível encontrar lugar para estacionar. Contudo, quem trouxer carro aconselhamos o Parque que fica junto ao restaurante Bica do Sapato.

Para mais esclarecimentos e inscrições, contacte-nos através do endereço secretariado@reallisboa.pt, pelo telefone 21 342 81 15 ou presencialmente na nossa sede no novo horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 11:00 às 14:00.


* No caso de ser atingida a lotação da visita, é dada prioridade aos associados da Real Associação de Lisboa.

Sem comentários: