A 5 de Outubro de 1143 nasceu Portugal
É em 5 de Outubro de 1143, com o Tratado de Zamora e na presença do Legado Pontifício, Cardeal Guido de Vico, que D. Afonso VII de Leão reconhece a existência de um novo Estado, Portugal.
Esta declaração de Portugal como reino independente, infelizmente não é comemorada oficialmente no próprio País. Portugal é dos poucos países do mundo que não celebra oficialmente a data da sua independência.
A Real Associação de Coimbra tem comemorado em cada 5 de Outubro o Aniversário da Fundação da Nacionalidade, mandando celebrar na Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, missa sufragando a alma do Rei Fundador e dos seus descendentes.
Neste ano de 2020, a Missa será celebrada às 11:30 horas.
Na mesma Cerimónia será igualmente sufragada a alma de todos os associados e simpatizantes da Real Associação de Coimbra falecidos no último ano.
Após a Eucaristia realizar-se-á a Cerimónia evocativa da efeméride junto aos túmulos dos Reis Fundadores (D. Afonso Henriques e D. Sancho I).
Convidam-se todos os Portugueses a participar nas Comemorações do 877.º Aniversário da Independência de Portugal, em Coimbra.
Façamos do Aniversário de Portugal uma data que una os Portugueses!
VIVA PORTUGAL!
Sem comentários:
Enviar um comentário