Chung Su Sing, Coronel Comando, condecorado com a Cruz de Guerra de 2.ª Classe, faleceu no passado dia 27 de Janeiro de 2022. O funeral irá realizar-se Sábado, dia 29 de Janeiro, às 14h15 na Igreja de São Tomás de Aquino (Laranjeiras, Lisboa), seguindo para o Cemitério dos Olivais onde será homenageado.
Chung Su Sing nasceu em Timor-Leste, filho de pais macaenses. Desempenhou em 1965 as funções de instrutor na EPI (Escola Prática de Infantaria) em Mafra. Como Tenente, comandou a 6.ª Companhia de Comandos, tendo entrado na Operação Nova Luz, nos Dembos, norte de Angola.
A excepcional bravura e capacidade de comando de homens em combate, valeu-lhe a condecoração com a Cruz de Guerra de 2º Classe. No louvor que originou a condecoração lia-se: “… o Capitão Chung ganhou por seus méritos, e frente ao inimigo, o direito de ser apontado entre aqueles que melhor honram e servem a Pátria“.
Uma das histórias mais conhecidas de Chung Su Sing entre militares, descreve que quando estava debaixo de fogo durante uma emboscada inimiga, era capaz de descarregar um carregador de G3, enquanto saltava de um Mercedes-Benz Unimog até chegar ao chão.
Sing foi, depois da sua participação na Guerra do Ultramar, assessor do Gabinete do Secretário-Adjunto para a Segurança e Gabinete do Governador em Macau, um dos fundadores do Grupo de Operações Especiais da PSP (GOE) e posteriormente em 1994 exerceu o cargo de Vice-Presidente da Direcção Nacional da Associação de Comandos.
O Primeiro-Ministro Timorense, Taur Matan Ruak, publicou na sua página de Facebook uma mensagem de condolências em referência ao Coronel Comando Chung Su Sing, que nasceu em Timor-Leste, filho de pais macaenses.
Até ao momento, nem o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nem o Governo Português, nem a comunicação social, emitiram qualquer nota sobre o falecimento do Comando Coronel condecorado com a Cruz de Guerra de 2.ª Classe por bravura em combate, e posteriormente um dos fundadores do Grupo de Operações Especiais da PSP (GOE).
Fonte: Notícias Viriato
Sem comentários:
Enviar um comentário