domingo, 18 de abril de 2021

Então, os vacinados contra COVID estão mais propensos a morrer? Sim, segundo dois documentos oficiais

 


Tradução Deus-Pátria-Rei

Devo ter-me beliscado lendo esta frase atribuída pela Europe 1 a Olivier Véran, muitas vezes citada nos média franceses e não negada até hoje:

“As pessoas que foram vacinadas também são aquelas com maior risco de doença grave e morte devido à ineficácia da vacina inicial ou reinfecção pós-vacinação ou virulência variante."

Trata-se de uma citação de um documento, a que teve acesso Europe 1, produzido pelo Ministro da Saúde para contestar o pedido de um octogenário que afirmava obter em processo sumário do Conselho de Estado o direito de não se sujeitar às novas restrições do COVID em Março, pelo facto de ter recebido duas doses da vacina Pfizer em Janeiro.

Releia as palavras de Véran com atenção: ele reconhece que ser vacinado acarreta maior risco de contrair COVID grave e de morrer durante (supomos) o período em que a referida vacina não atingiu sua eficácia plena. Quanto tempo ? Para o requerente, era entre 6 e 8 semanas. E então existem as falhas. Casos em que a vacina não é eficaz de todo, e existem porque nenhuma vacina COVID é 100% eficaz, e também sabemos que as defesas imunológicas de pessoas muito idosas - aqueles que não fizeram parte dos ensaios iniciais destas vacinas que ainda estão na fase experimental - não respondem tão bem quanto os dos jovens.

Assim, pelo menos para uma parte da população, a vacina acarreta mais riscos, e não menos, de morrer de COVID, uma vez que são (cito Olivier Véran) "os mais expostos às formas graves e às mortes" sob certas condições.

Devemos acrescentar, ainda citando Olivier Véran, os casos de "re-infecção pós-vacina": em termos claros, as pessoas que tiveram COVID, sabendo ou não, e que estão vacinadas, têm maior risco de morrer em caso de reincidência.

Você segue-me? Indo para o Reino Unido, agora, e um artigo num jornal mainstream, o Daily Telegraph, que se surpreende com um "parágrafo extraordinário" num relatório de modelagem pessimista apresentado pelo Imperial College London e publicado num site do governo do Reino Unido. Assim como as previsões nebulosas de Neil Ferguson na primavera passada arrastaram o mundo aos seus primeiros confinamentos, foi este relatório que levou Boris Johnson a atrasar o alívio planeado das medidas COVID em nome de uma terceira onda mortal que ele deveria evitar.

O Telegraph denuncia os "dados defeituosos" retidos para a elaboração deste relatório, e engasga-se com esta frase:

“O aumento dos internamentos e óbitos é dominado por pessoas que receberam duas doses da vacina, cerca de 60% e 70% da onda, respectivamente. Isso pode ser atribuído aos altos níveis de absorção da vacina nas faixas etárias de maior risco. "

O relatório baseia-se no cálculo em 90% da eficácia das vacinas, portanto 10% dos desprotegidos com mais de 50 anos, ou seja, 2,9 milhões de pessoas vacinadas e desprotegidas nessa faixa etária, com quase 40.000 mortos no caso de levantamento completo das restrições, ou mesmo 59.900 de acordo com outro modelo assinado Warwick, que fornece tudo isso para a centena mais próxima! Chegaríamos assim a uma em cada 70 mortes na categoria de pessoas com mais de 50 anos ou vulneráveis, em vez de 1 em 200 nesta mesma categoria durante as 1ª e 2ª vagas.

Claro, estamos navegando no meio da ficção científica. Mas isto ainda merece destaque: as vacinas deveriam condicionar o levantamento das restrições, e agora os modeladores começam a dizer que a cobertura vacinal associada a este levantamento pode piorar ainda mais a situação.

Você não acha que isso está começando a ficar um pouco demais?


Fonte: Le blog de Jeanne Smits

Sem comentários: