sábado, 24 de abril de 2021

Os 521 anos do descobrimento do Brasil da Portugalidade


Pouco depois do retorno de Vasco da Gama a Lisboa, em Agosto de 1499, D. Manuel I, em parceria com investidores particulares, organizava uma nova expedição para Calicute. Decidido a impressionar o monarca local, ou a convencê-lo pelas armas, o rei enviava agora uma expedição ostensivamente rica e poderosa, composta de 13 navios com uma tripulação estimada entre 1.200 e 1.500 homens.


Seu comando foi confiado a um fidalgo de 33 anos, chamado Pedro Álvares Cabral. A bordo, estavam presentes alguns dos mais experientes navegadores portugueses, como Bartolomeu Dias, o mesmo que dobrou o cabo da Boa Esperança, atingindo pela primeira vez o oceano Índico.


A partida da armada de Cabral foi programada para 8 de Março de 1500, embora tenha sido adiada para o dia seguinte, devido ao mau tempo. Uma cerimónia espetacular foi organizada na ocasião pelo rei de Portugal. Toda a população de Lisboa - cerca de 60 mil pessoas - foi convocada para assistí-la, o que era uma forma de oficializar o pioneirismo português no caminho da Índia, assegurando para o reino luso os direitos do comércio com o Oriente.


Rumo ao Ocidente, a frota chegou às ilhas Canárias cinco dias depois da partida e dirigiu-se para o arquipélago de Cabo Verde, onde uma nau desapareceu no mar. Após tentar em vão encontrá-la, o comandante decidiu seguir a viagem. Cruzou a linha do Equador a 9 de Abril, seguindo uma rota para o sudoeste que avançava nessa direcção, comparativamente ao caminho seguido por Vasco da Gama.


No entardecer do dia 22 de Abril, ancorou em frente a um monte, baptizado de Pascoal, no magnífico cenário do litoral Sul do actual estado de Bahia. No dia 26 de Abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.


Antes de continuar a viagem para a Índia, os navegantes permaneceriam ali até o dia 2 de Maio, tomando posse da terra, "em nome de D. Manuel I e de Jesus Cristo".


Assim, a chegada de Cabral ao Brasil é dois anos posterior à de Duarte Pacheco (1498 - atingiu o litoral brasileiro e chegou a explorá-lo, à altura dos actuais Estados do Pará e do Maranhão). Além disso, o actual território brasileiro já era habitado desde tempos pré-históricos. Cinco milhões de índios espalhavam-se particularmente ao longo do litoral, em 1500.


Por isso é preciso relativizar a ideia de que ocorreu um descobrimento a 22 de Abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse das terras brasileiras pelo reino de Portugal, o que significa a integração do país no contexto da história europeia e global.


O NOME "BRASIL"


O primeiro nome da região foi “Ilha de Vera Cruz", dado por Pedro Álvares Cabral quando chegou à terra recém-encontrada. No entanto, a discussão em torno da escolha de um nome para essa região da América estava apenas começando. “Terra dos papagaios” e “Terra de Santa Cruz” também eram denominações empregadas, sendo esta última nomenclatura criada pelo rei português D. Manuel.


Pedro Vaz de Caminha em sua carta enviada ao rei de Portugal utilizou dois termos diferentes sobre o mesmo território: "Terra de Vera Cruz" e" Ilha de Vera Cruz".


Em meio à esta confusão de nomenclaturas, outro nome logo surgiu a partir das primeiras extrações de pau-brasil das florestas. Os navegantes começaram a denominar o território de Brasil por causa dessa árvore que durante as três primeiras décadas foi o principal motivo de viagens dos portugueses à região encontrada por Cabral. Portanto, o nome Brasil fixou-se no imaginário dos viajantes, prevalecendo sobre os demais.


Guilherme Carinha


Fonte: Nova Portugalidade

Sem comentários: