quarta-feira, 14 de abril de 2021

Celebração do Aniversário da Beatificação da Rainha Santa Isabel

 


No próximo dia 15 do corrente mês de Abril (a próxima 5.ª feira) assinala-se mais um aniversário da Beatificação de Santa Isabel, Princesa de Aragão, Rainha de Portugal e Padroeira da cidade de Coimbra.

De facto, foi no dia 15 de Abril de 1516 que o Papa Leão X assinou o “Breve”, documento pontifício, que proclamava a beatificação daquela que o povo considerava já santa.

Reinava em Portugal D. Manuel I de Portugal e o culto à Rainha Santa Isabel assume contornos oficiais, passando o povo de Coimbra a poder manifestar livremente a sua devoção à que haveria de ser eleita Santa Padroeira da cidade.

Na sequência deste movimento devocional, que iria culminar na Canonização de Santa isabel de Portugal, decretada em 25 de Maio de 1625, é entretanto fundada em 1560 a Confraria da Rainha Santa Isabel.

Neste ano de 2021, em que a Confraria da Rainha Santa Isabel pretende comemorar as datas mais significativas da história da devoção a Santa Isabel de Portugal, é muito importante celebrar este dia de aniversário de 15 de Abril, dia muito significativo para a cronologia da devoção a Santa Isabel de Portugal, mas também associado à fundação da Confraria da Rainha Santa Isabel.

Para comemorar esta data, a Confraria da Rainha Santa Isabel e a Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel mandam celebrar às 18h00 deste dia 15 de Abril, na Igreja da Rainha Santa Isabel, Missa de acção de graças pela exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal, celebração aberta ao público com os condicionalismos de distanciamento físico indicados nas orientações das autoridades de saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa.

Pelas 21h30 do mesmo dia 15, próxima 5.ª feira, será emitido pelo facebook e youtube da Confraria da Rainha Santa Isabel e por algumas redes sociais da Diocese, um concerto pascal cantado na Igreja da Rainha Santa Isabel pelo coro masculino de Santo Agostinho, da Igreja de Santa Cruz de Coimbra.

Dado que os anteriores concertos realizados no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova têm tido milhares de visualizações, decidiu-se que o concerto será previamente gravado sem a presença de público e transmitido on-line a partir das 21h30 do dia 15 de Abril.

A Confraria da Rainha Santa Isabel e a Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel contam com a participação atenta de todos!

Com os melhores cumprimentos,

Pela Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel e

Pela Direcção da Liga dos Amigos da Confraria da Rainha Santa Isabel,

 

Joaquim Leandro Costa e Nora

Sem comentários: