Tradução Deus-Pátria-Rei
Big Lobbies
The Big Age. Olhando mais de perto o nosso mundo, pode-se dizer que vivemos na era das Big.
As primeiras Big que vêm à mente hoje são as Big Pharma, os gigantes da indústria farmacêutica. Mas também existem as Big Techs, incluindo Google, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft, todas agrupadas sob a sigla GAFAM. As outras “Big” são empresas financeiras e empresas de notação. Em seguida, vêm as Big Media, os gigantes globais da informação. Ou os lobbies: ambientalistas, feministas, LGBT, etc. Mesmo na Itália, temos o nosso “Big”, embora em formato reduzido: pense no Ministério Público, por exemplo.
Qual é o cartão de identificação do Big? A marca registrada é o poder, poder concentrado em poucas mãos - uma oligarquia - mãos que muitas vezes se agitam juntas (não podemos fazer isso, mas elas podem). Mas o que “poder” significa neste caso? Significa a capacidade de influenciar pensamentos e, portanto, comportamentos a nível global (ou nacional). Alguns exemplos muito intuitivos. A narrativa da comunicação social sobre Covid é unilateral e a tecla que ela toca mais é o medo. O medo condiciona as massas a agir de uma determinada maneira: extrema atenção aos equipamentos de proteção individual, adaptação às directrizes governamentais, disposição para mudar seu estilo de vida por um longo tempo, etc.
As Big Pharma forçaram os governos de meio mundo a usar a vacina como o único barco salva-vidas fora da pandemia. Essa mudança obviamente teve um grande impacto na vida de bilhões de pessoas, considerando os intermináveis lockdowns que os cidadãos tiveram que suportar enquanto aguardavam o advento do frasco mágico. As Big Techs, como sabemos, moldaram, antes mesmo da Covid, não só os estilos de vida - PC, internet, lojas e redes sociais online nesse sentido foram revolucionários - mas também a formação de pelo menos os habitantes do mundo ocidental. Os exemplos podem se multiplicar indefinidamente.
Façamos agora outra pergunta: como as Big concebem os cenários sociais de dimensões planetárias, moldando-os de acordo com seus desejos? Por meio da tecnologia. As Big são as conquistas mais realizadas e eficazes da tecnocracia. Por técnica, neste caso, queremos dizer a posse de certas habilidades - falantes de inglês usariam o termo skills - para dar uma determinada orientação durante os eventos. Estamos a falar de competências técnicas, ferramentas de trabalho sofisticadas e eficientes. Somente habilidade técnica com grande amplitude pode produzir vacinas anti-covid num ano, mesmo levando em consideração que essas vacinas, em comparação com as vacinas do passado, são menos confiáveis. Somente um desenvolvimento tecnológico muito avançado permite construir plataformas tão eficientes como as do Google, Facebook, Amazon. Somente um estudo cuidadoso das técnicas de persuasão em massa pode convencer metade do mundo, pela boca de uma adolescente, de que a prioridade global é o derretimento dos glaciares. Em suma, os meios à disposição das Big são igualmente “big”.
Mas a técnica não é nada sem ideias. Isso significa que para se tornar um dos poucos Big Brothers em circulação, não basta ter um talento técnico - saber fazer muito bem - é preciso também ter uma visão dos acontecimentos, uma visão que deve nortear as capacidades técnicas. Em outras palavras, é essencial ter a capacidade de imaginar cenários globais inovadores, mas viáveis, novos mundos, novas vidas, novos modos de vida. Portanto, precisamos de ideias, sonhos, perspectivas que, na realidade, se tornam o inferno na Terra. Hoje, a união de técnica e imaginação pode deslocar um capital enorme e permitir a um nerd [um talentoso, principalmente em programação], que trabalhava de manhã à noite na garagem de sua casa, operar um planeta inteiro de acordo com os objectivos que tem definidos para si mesmo.
Nem é preciso dizer que os planos das Big não são planos de Deus. A própria Igreja é potencialmente uma Big, porque o único organismo de fundamento divino destinado à salvação dos homens. As outras Big também aparentemente oferecem a salvação - da morte (Big Pharma), pobreza (empresas financeiras), ignorância (Big Media), anonimato (o segredo das redes sociais), falta de sentido (lobbies ambientais) - mas depois acabamos algemados : oferecemos liberdade para (da), mas então nos descobrimos escravos de (di).
A Igreja, por outro lado, por vocação, é uma Big que tem em mãos todas as cartas para guiar o destino do mundo. Suas tecnologias são os sacramentos, sua visão é a felicidade eterna. E então ela tem uma difusão capilar e muitos homens a seu serviço (muitas vezes mal preparados). Mas de Big, tornou-se, porque seguindo o outro Big, muito little, uma espécie de híbrido entre uma ONG e uma rede de entidades diversas - religiões, governos, organizações - que dá vida a iniciativas de curto prazo que trazem água aos grandes moinhos dos mencionados gigantes, um híbrido que serve simplesmente aos objectivos perseguidos por estes. A Igreja murcha à sombra das verdadeiras Big.
Fonte: Benoit & Moi
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