segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Não se preocupar e continuar a viver

 


O título deste artigo – tradução adaptada do ditado inglês stop worrying and start living – aplica-se a alguns governos eleitos por nós que conseguem fugir às suas responsabilidades, atirando as culpas de tudo para cima de causas que não controlam.

Uma das desculpas prediletas dos governantes, face a dificuldades sócio-económicas, é a de atribuir as responsabilidades da conjuntura nacional a uma alegada crise externa ou mundial que eles não controlam e cuja natureza é demasiado complexa para ser compreendida pelo cidadão comum que terá de se conformar, aceitando todas as medidas de contenção necessárias para ultrapassar a alegada crise. Subidas de juros, inflação, problemas na Saúde, Ensino, Segurança Social, etc. são justificadas com as crises a nível europeu ou mundial.

Outra desculpa que funciona às mil maravilhas é a das alterações climáticas. Incêndios, secas, inundações, quebras de produção, escassez de produtos agrícolas, da pecuária e até da produção de energia podem ser justificados com as alterações climáticas. O cidadão comum vai ter de se conformar, são causas alheias à governação – que pode ainda alegar que seria tudo muito pior se não fossem os subsídios governamentais para atenuar as calamidades.

Há ainda as guerras que afetam principalmente o preço dos combustíveis e cereais e que impulsiona a inflação, etc.. Uma guerra no extremo oriental da Europa faz aumentar os preços dos combustíveis e cereais no extremo ocidental, isto é, em Portugal que, segundo dizem, não dependia do gás russo, que continua a importar GNL da Nigéria, dos EUA e de outras origens e que poderia ter eletricidade barata do carvão da Colômbia mas decidiu, por causa das malditas alterações climáticas, fechar mais de 1 GW de potência das centrais a carvão. E o cidadão comum tem de conformar-se porque se trata de uma guerra que exige sacrifícios a todos e que o governo não controla.

Conclusão: o governo não tem responsabilidade de nada do que está a acontecer. Em relação aos incêndios, seca, inflação, Saúde, Ensino, etc., as causas são todas externas e incontroláveis. O governo não tem com que se preocupar, pode continuar a viver na maior tranquilidade… O povo aceita e conforma-se. Pelo menos enquanto acreditar nas desculpas!


Henrique Sousa

Fonte: Inconveniente

Sem comentários: