07 maio 2021

Liberdade religiosa ameaçada num país em cada três no mundo

 


Tradução Deus-Pátria-Rei

No dia 20 de Abril, foi publicado o 15º relatório bienal da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) sobre liberdade religiosa em todo o mundo. O acesso a este direito fundamental diminuiu ainda mais nos últimos dois anos: ele está ameaçado em um em cada três países. Uma regressão em particular exacerbada pela crise de saúde.

O relatório de 2021 sobre liberdade religiosa aponta para violações notáveis ​​desse direito fundamental em 62 dos 196 países estudados. Isso é num em cada três países, em comparação com um em cada cinco na edição anterior de 2018. O estudo relata perseguição em 26 países e discriminação em 36 outros. As duas categorias de países incriminados que abrigam dois terços da população mundial.

Além do facto de que muitos governos autoritários estão colocando mais pressão sobre as minorias religiosas, esse aumento nos ataques à liberdade religiosa em todo o mundo se manifesta por meio de três tendências principais: 

o desejo das redes jihadistas transnacionais de constituir "califados" transcontinentais
as consequências da pandemia Covid-19
a intensificação dos nacionalismos sectários populistas.

O terrorismo islâmico continua a expandir-se. Principalmente na região do Sahel, "O Estado Islâmico" e a Al-Qaeda unem forças com milícias armadas locais e as radicalizam ainda mais, a fim de estabelecer "províncias do califado" transcontinentais, graças ao apoio ideológico e material do Próximo Oriente . Ao mesmo tempo, um poderoso “cyber-califado” está aumentando seu recrutamento online no Ocidente.

Os preconceitos sociais pré-existentes contra as minorias religiosas estão aumentando. Acusadas de todos os males, incluindo a pandemia Covid-19, essas minorias enfrentam crescente discriminação, por exemplo, na forma de negação de acesso a alimentos e assistência médica.

O aumento da supremacia etno religiosa populista está tornando-se uma das principais causas de discriminação contra as minorias religiosas, mais particularmente na Ásia, em países com maioria hindu ou budista, como Índia ou Sri Lanka.




Sem comentários: