quarta-feira, 26 de maio de 2021

O culto do covid e a nova normalidade

 


Tradução Deus-Pátria-Rei

Em Outubro de 2020, escrevi um ensaio chamado The Covidian Cult, no qual descrevi o chamado "novo normal" como um movimento ideológico totalitário global. A evolução dos últimos seis meses confirmou a exactidão desta analogia.

Um ano após o lançamento inicial de fotos absolutamente horríveis e totalmente fictícias de pessoas caindo mortas nas ruas, a taxa de mortalidade prevista de 3,4% e todo o resto da propaganda oficial, apesar da ausência de qualquer evidência científica real de uma praga apocalíptica (e a abundância de evidências em contrário), milhões de pessoas continuam a comportar-se como seguidores de um enorme culto à morte, andando em público com máscaras de aparência médica, repetindo roboticamente banalidades vazias, torturando crianças, idosos, deficientes, exigentes que todos se submetam à injecção de perigosas "vacinas" experimentais, geralmente agindo de forma delirante e psicótica.

Como chegamos lá ... até o ponto em que, como digo em The Covidian Cult, “em vez do local de culto existindo como uma ilha dentro da cultura dominante, o culto se tornou a cultura dominante, e aqueles entre nós? quem não aderiu ao culto tornou-se ilhas isoladas dentro dele ”?

Para entender isso, é preciso entender como os cultos controlam as mentes de seus membros, já que os movimentos ideológicos totalitários operam mais ou menos da mesma forma, mas em uma escala social muito maior. Há uma riqueza de pesquisas e conhecimentos sobre esse assunto e, para simplificar as coisas, usarei as "Seis Condições do Controle da Mente" de Margaret Singer, de seu livro de 1995, Cults in Our Midst, como uma lente para examinar o Covid Cult. (Itálico por Singer, comentários meus).

As seis condições de controle da mente

I. Mantenha a pessoa no escuro sobre o que está acontecendo e como está sendo mudado, passo a passo. Novos membros potenciais são conduzidos, passo a passo, por meio de um programa de mudança de comportamento, sem estar ciente da agenda final ou de todo o conteúdo do grupo.

Em retrospectiva, é fácil ver como as pessoas foram condicionadas, passo a passo, a aceitar a ideologia do "novo normal". Elas foram bombardeadas com propaganda aterrorizante, presas, privadas de seus direitos civis, forçadas a usar máscaras de aparência médica em público, realizar rituais absurdos de “distanciamento social”, submeter-se a constantes “testes” e tudo mais. Qualquer um que não cumprisse com este programa de mudança de comportamento ou desafiasse a veracidade e racionalidade da nova ideologia era demonizado como um "teórico da conspiração", um "negador Covid", um "antivax", na verdade um inimigo da seita, como uma “pessoa supressora” na Igreja de Scientology.

II. Controlar o ambiente social e / ou físico da pessoa; em particular, controlar o tempo.

Por mais de um ano, as autoridades do "Novo Normal" controlaram o ambiente social / físico e como os "Novos Normais" gastam seu tempo, com confinamentos, rituais de distanciamento social, paralisações. Negócios "não essenciais", propaganda generalizada, isolamento de idosos, restrições de viagens, regras sobre máscaras obrigatórias, proibições de manifestações e agora segregação dos “não vacinados”. Basicamente, a sociedade se transformou em algo que parece uma enfermaria de doenças infecciosas, ou um grande hospital do qual não há como escapar. Você viu as fotos dos felizes New Normals jantando fora, relaxando na praia, correndo, indo à escola e assim por diante, levando suas vidas "normais" em suas máscaras de aparência médica e suas roupas. O que você está vendo é a patologização da sociedade, a patologização da vida quotidiana, a manifestação física (social) de uma obsessão mórbida pela doença e pela morte.

III. Criar sistematicamente um sentimento de desamparo na pessoa.

Que tipo de pessoa poderia se sentir mais desamparada do que um Novo Normal obediente, sentado em casa, obsessivamente registrando o número de 'mortes de Covid', compartilhando fotos no Facebook de sua máscara de aparência médica e da sua certidão de "vacinação", enquanto ele está esperando autorização das autoridades para sair, visitar sua família, beijar sua amante ou apertar a mão de um colega? O facto de no culto de Covidian o líder carismático tradicional ter sido substituído por um zoológico de especialistas médicos e funcionários públicos não muda a dependência absoluta e o desamparo abjecto de seus membros, que foram reduzidos a um estado próximo da infância. Esse desamparo abjecto não é visto como um ponto negativo; pelo contrário, é comemorado com orgulho. Daí a repetição como mantra da Nova Normalidade, "Confie na ciência!" por pessoas que, se você tentar mostrar a eles a ciência, se desentendem completamente e começam a produzir absurdos agressivos para calar sua boca.

4. Manipular um sistema de recompensas, punições e experiências de uma forma que iniba o comportamento que reflicta a antiga identidade social de uma pessoa.

Trata-se da transformação de uma pessoa anteriormente fundamentalmente racional em uma pessoa totalmente diferente aprovada pelo culto, em nosso caso, um obediente tipo de pessoa "Novo Normal". Singer aborda esse assunto com mais detalhes, mas sua discussão se aplica principalmente a cultos subculturais, não a movimentos totalitários em grande escala. Para nossos propósitos, podemos integrar este ponto na condição V.

V. Manipular um sistema de recompensas, punições e experiências para promover o aprendizado sobre a ideologia do grupo ou sistema de crenças e comportamentos aprovados pelo grupo. O bom comportamento, a demonstração de compreensão e aceitação das crenças do grupo e a adesão são recompensados, enquanto as perguntas, dúvidas ou críticas geram desaprovação, reparação e eventual rejeição. Se alguém faz uma pergunta, ela sente que há algo inerentemente errado com ela em fazer perguntas.

Ok, vou te contar uma pequena história. Esta é a história de uma experiência pessoal, que tenho a certeza de que também viveste. É a história de um certo Novo Normal que tem me assediado por vários meses. Vou chamá-lo de Brian Parks porque, bem, esse é o nome dele, e não tenho mais escrúpulos em compartilhá-lo. 

Brian é um ex-amigo / colega do mundo do teatro que se tornou completamente “Novo Normal” e está absolutamente chateado por eu não estar. Brian está tão furioso por eu não ter entrado para a seita que ele anda por aí me chamando de "teórico da conspiração" e sugerindo que eu tive algum tipo de colapso nervoso e que preciso de tratamento psiquiátrico imediato porque não acredito em a história oficial do “New Normal”. Isso não seria grande coisa, excepto para Brian questionar minha personalidade e tentar prejudicar minha reputação nas páginas do Facebook de outros colegas de teatro, o que ele acha que tem direito de fazer, visto que sou um 'negador Covid', teórico da conspiração 'e' antivax ', ou o que for, e dado que ele tem o poder do estado, dos média, etc. do seu lado.

É assim que funciona nas seitas e em grandes sociedades totalitárias. Normalmente, a Gestapo não vem atrás de você. Geralmente são seus amigos e colegas. O que Brian faz é usar este sistema de recompensas e punições para impor sua ideologia, porque ele sabe que a maioria dos meus outros colegas no mundo do teatro também mudou para o "novo normal", ou pelo menos olham para longe e permanecem em silêncio enquanto ele é implementado.

A questão é que esse tipo de condicionamento ideológico acontece em todos os lugares, todos os dias, no trabalho, com os amigos e até mesmo com a família. A pressão para obedecer é intensa, pois nada é mais ameaçador para sectários devotos, ou membros de movimentos ideológicos totalitários, do que aqueles que questionam suas crenças centrais, confrontam-nos com os factos ou demonstram de qualquer outra forma que sua "realidade" não seja realidade em absoluto, mas sim uma ficção delirante e paranóica.

A diferença essencial entre seitas e movimentos ideológicos totalitários é que, geralmente, uma seita é um grupo subcultural e, portanto, os não-membros da seita têm o poder da ideologia da sociedade dominante para resistir às tácticas de controle da mente da seita e tentar desprogramar seus membros... enquanto, em nosso caso, esse equilíbrio de poder é revertido. Os movimentos ideológicos totalitários têm a seu lado o poder dos governos, dos média, da polícia, da indústria cultural, da academia e das dóceis massas. E, portanto, eles não precisam persuadir ninguém. Eles têm o poder de ditar a "realidade".

Devemos resistir ferozmente a essa pressão de conformidade, a esse condicionamento ideológico, quaisquer que sejam as consequências, tanto na vida pública quanto na vida privada, ou o "novo normal" certamente se tornará nossa "realidade". Apesar do facto de que nós, 'negadores de Covid' actualmente superamos o número de adoradores de Covid, devemos nos comportar como se não fossemos, e nos apegar à realidade, aos factos e à verdadeira Ciência, e tratar os Novos Normais exactamente como eles são, membros de um novo movimento totalitário, adoradores delirantes e furiosos. Se não o fizermos, vamos acabar com a Condição VI de Singer.

VI. Proponha um sistema lógico fechado e uma estrutura autoritária que não permita feedback e se recuse a ser alterado, excepto por aprovação dos líderes ou por ordem executiva. O grupo tem uma estrutura piramidal e top-down. Os líderes devem ter meios verbais para nunca perder.

Ainda não chegamos lá, mas é para onde vamos... totalitarismo global patologizado. Então, por favor, fale. Chame do que é. Enfrente o Brian da sua vida. Mesmo que eles pensem que estão tentando ajudá-lo a "recobrar os seus sentidos", "ver a verdade" ou "confiar na ciência", eles não estão. Eles são intolerantes, que estão tentando desesperadamente fazer você se conformar com suas crenças paranóicas, colocando pressão sobre você, manipulando você, intimidando você, ameaçando você. Não desça ao nível deles e não deixe que eles o pressionem a aceitar suas premissas. Exponha-os, confronte-os com suas tácticas e motivações. Você provavelmente não mudará a cabeça deles nem um pouco, mas seu exemplo pode ajudar outros Novos Normais, cuja fé vacila, a começar a reconhecer o que foi feito com suas mentes e a se separar do culto.



Sem comentários: