sábado, 29 de maio de 2021

O contágio aumenta entre os vacinados. Temos a certeza de que funciona?

 Tradução Deus-Pátria-Rei

Nas últimas semanas, não lemos notícias sobre efeitos secundários, muito menos mortes. As vacinas - que são as mesmas desde Janeiro - não causam mais efeitos secundários, embora nas emergências hospitalares ainda existam pessoas com sintomas vasculares ou neurológicos poucos dias após a aplicação da vacina. Para saber a verdadeira extensão do fenómeno, no entanto, teremos que esperar pelo próximo relatório actualizado da AIFA [agência de drogas italiana], fazendo um balanço de uma realidade ainda subestimada e subnotificada.

Mas há outro fenómeno que emerge numa imprensa que permanece silenciada: o das pessoas infectadas e positivas apesar de terem sido vacinadas. O grito de alarme vem da Nursing Up Association, o histórico sindicato de enfermeiros italiano, fundado em 1997 por um grupo de enfermeiros para defender os próprios enfermeiros. É um sindicato autónomo, representativo da categoria, independente da política governamental e não vinculado a nenhum partido político ou inspirado em qualquer ideologia.

Antonio De Palma, presidente nacional da Nursing Up, tornou pública sua preocupação com o aumento constante do número de profissionais de saúde infectados. Em particular, ele relata a situação do hospital de Taormina, onde em 2 de Maio ocorreu um surto de Covid no departamento de cardiologia. A culpa de algums enfermeiros “No Vax”? De jeito nenhum. Os médicos e enfermeiros do hospital já são vacinados regularmente com duas doses. Portanto, é inútil procurar bodes expiatórios fáceis. De Palma diz que há semanas sua associação recebe relatórios de toda a Itália sobre profissionais de saúde afectados pela Covid, apesar de terem sido vacinados, em quase todos os casos com vacinas da Pfizer.

As falas do presidente do Nursing Up são muito interessantes: “Os motivos dos contágios dos enfermeiros já vacinados podem estar ligados à já conhecida eficácia imperfeita dos medicamentos”.

Eficiência imperfeita também conhecida pelos profissionais de saúde, mas absolutamente negada ao nível institucional. E, mais uma vez, não podemos deixar de questionar quanta propaganda há nesta campanha de vacinação, segundo a qual as vacinas continuam a ser a única saída perante a epidemia. Uma campanha de vacinação que conta com o número cada vez maior de pessoas vacinadas.

No entanto, de acordo com algumas fontes, pelo menos 20% das pessoas que são vacinadas o fazem não por acreditarem nos benefícios da droga, mas por medo de represálias institucionais, como perder o emprego, não poder circular livremente, não poder visitar amigos e parentes, tendo que ficar confinado o tempo todo. Deste ponto de vista, o Passe Verde é sem dúvida uma arma poderosa para “convencer” quem ainda tem dúvidas sobre os efeitos das vacinas a levá-las aos centros de vacinação em massa, de boa vontade ou à força.

Uma ferramenta de pressão que não teria razão de existir se as vacinas fossem ineficazes, como são. Os vacinados podem, de facto, representar uma fonte de contágio. Isto é ainda confirmado pelas palavras de De Palma, que preconiza o rastreio dos níveis de anticorpos nos profissionais de saúde para evitar a exposição ao risco de contágio destes colegas já vacinados, que trabalham em enfermarias com doentes frágeis, e que “podem involuntariamente tornar-se um veículo de contágio próprio ao infectar mesmo quem já foi submetido à segunda dose ”.

O alarme sobre a baixa eficácia das vacinas já havia sido dado em Janeiro passado: o professor Peter Doshi, professor associado da Universidade de Maryland e pesquisador em serviços de saúde, havia declarado que a real eficácia das vacinas de mRNA seria entre 19% e 29% . Doshi notou discrepâncias nos dados fornecidos pela Pfizer e Moderna, que foram um tanto "forçados" (até porque eles usaram "suspeita de covid-19 e pacientes com sintomas não confirmados de covid-19"). O professor Doshi lembrou acertadamente que o limite para a eficácia de uma vacina para obter autorização das autoridades reguladoras (Ema e as várias agências nacionais) é fixado em 50%.

A Pfizer e a Moderna disseram que alcançaram 95% de eficácia em seus estudos de Fase II. Essa tese ainda não foi verificada, mas a experiência dos hospitais parece desvalorizar - e não só um pouco - essa afirmação. Seria desejável, à luz dos muitos casos de profissionais de saúde que adoeceram com a Covid apesar da vacina, iniciar um procedimento sério de verificação, de modo a não dar à população em geral quaisquer ilusões sobre os reais efeitos das vacinas.


Dr Paolo Gulisano


Fonte: Benoit & Moi

Sem comentários: