19 maio 2021

Duques de Bragança nas comemorações do bicentenário de José do Canto

 


Os Duques de Bragança, Dom Duarte e Dona Isabel, e o seu filho Dom Afonso, estão de visita aos Açores, estando hoje na ilha de São Miguel, onde participam no culminar das comemorações do bicentenário de José do Canto, no Palácio José do Canto, em Ponta Delgada, regressando ao fim do dia a Lisboa.

Os Duques já estiveram nas ilhas Terceira, Pico e Faial, e a visita conta com a colaboração de entidades públicas e privadas e pessoas individuais das várias ilhas envolvidas.

Na ilha Terceira no dia 15 último, data de aniversário de Dom Duarte, os duques de Bragança participaram na missa vespertina na Sé Catedral às 19h00, estando a seguir presentes numa conferência no Salão Nobre da Câmara de Angra do Heroísmo onde Avelino de Meneses, da Universidade dos Açores, analisou a História Contemporânea dos Açores.
  
No Pico, os Duques de Bragança visitaram reuniram com os Presidentes das Câmaras Municipais da ilha Montanha, para um almoço, na Madalena, que contou ainda com a presença do Secretário Regional do Ambiente. No final da refeição, realizou-se a habitual troca de lembranças, tendo o líder da autarquia madalenense oferecido a Dom Duarte e Dona Isabel dois licorosos do Pico, nomeadamente o Vinho Comemorativo da Madalena, Cidade do Vinho, um exemplar único, cheio de identidade, criado em 2017 com o contributo de todos os produtores picarotos certificados.

Encantados com a beleza da Ilha e a hospitalidade das suas gentes,  visitaram ainda a Paisagem Protegida da Cultura da Vinha e o Parque Natural.

Ontem, os Duques de Bragança e o seu filho, atravessaram o canal para a Horta e tiveram um encontro com o Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, com representantes dos grupos parlamentares e com o Presidente do Governo Regional. Ainda na Horta decorreu uma conferência, sobre “O direito vigente responde aos desafios actuais do mar?”, que tem como palestrante Assunção Cristas, da Universidade Nova de Lisboa.


Sem comentários: